PORTFOLIO

  • Projeto Cultural Vamos ao Museu?®

    Pioneiro e inédito no Brasil, desde 2006 Vamos ao Museu?® atua em escolas e espaços culturais promovendo a democratização do acesso à Cultura e ao Patrimônio.

    Em 2014, o Programa foi premiado pelo IBERMUSEUS, por meio do V Prêmio Ibero-americano de Educação em Museus. A entidade conferiu ao  Vamos ao Museu?, o 1.º lugar na Categoria II - Iniciativas em fase de elaboração e/ou planejamento. Com os recursos do Prêmio foi realizada a 9.ª Edição do Programa, em 2015.

    A edição 2015 do Vamos ao Museu?, teve como público beneficiário estudantes do 3.o e 4.o anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Harold Jones, no bairro José de Almeida, em Nova Lima. Foi firmada parceria com o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, espaço integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no âmbito da exposição Kandinsky – Tudo começa num ponto.

    Após a visita, os estudantes participaram de encontros de experimentação plástica a partir de duas técnicas distintas resultando em conjunto de colagens e aquarelas que resultaram na Mostra Vamos ao Museu? – Interpretar para Empreender

     

    Para saber mais: www.vamosaomuseu.com

  • Desenvolvimento de Materiais Didático-Pedagógicos

    A AKALA realiza pesquisas e presta consultoria especializada para criação de materiais educativos para Museus, Espaços Culturais, exposições e projetos.

    Além dos materiais desenvolvidos para o Programa Vamos ao Museu? a AKALA desenvolveu os materiais didático-pedagógicos - Caderno do Professor, Caderno de Exercícios do Olhar e Caderno do Estudante -, do Projeto Acervos Museológicos, promovido pelo Instituto Minas pela Paz, em 2012.

    Andréia Menezes De Bernardi, vice-presidente da AKALA prestou consultoria especializada para elaboração do Plano Educativo do Memorial Minas Gerais Vale, em 2013.

    Em 2015 a Akala desenvolveu Caderno de Educação Patrimonial para educadores no âmbito da Oficina de Educação Patrimonial promovida pelo Circuito Usiminas de Cultura e realizada pela Akala em Cubatão, SP e Itatiaiuçu, MG. Em 2016 será realizada em Itaúna e Ipatinga. O material incluiu o desenvolvimento de lâminas específicas para cada cidade, destacando as principais referências culturais e bens patrimoniais locais.

  • Programas e Espaços Educativos para Museus e Exposições

    A AKALA elabora, implanta e coordena Programas Educativos para museus e exposições de diversas tipologias, formando equipes de educadores, receptivo e agendamento. Cria espaços (conceito e projeto arquitetônico) para acolhimento e realização de oficinas com o público em exposições permanentes e temporárias.

    Nas imagens, registros da coordenação executiva do Programa Educativo da exposição Olhar e Ser Visto – A figura humana da Renascença ao Contemporâneo, na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima, MG, a convite do Museu de Arte de São Paulo, MASP, 2011, e de espaço de oficinas criado para o Centro de Arte Popular - CEMIG, em parceria com o arquiteto Sandro De Bernardi.

  • Coordenação Editorial

    A AKALA realiza projetos de publicação de livros que tenham afinidade com temas e áreas de interesse da Associação. 

    Em 2010 foi realizada a publicação do livro Cinema e Literatura no Brasil. Os mitos do sertão: emergência de uma identidade nacional, de Sylvie Debs, em parceria com a Editora C/Arte.

    Em 2015 a AKALA publicou o livro "O Cemitério do Bonfim como símbolo da cidade", pesquisa de autoria de Maria de Lourdes Caldas Gouveia da série inédita "Matéria da Memória - A cidade e seus símbolos". O projeto, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, encontra-se em fase de execução e em 2016 lançará o segundo título da série que destaca espaços de manifestação do patrimônio imaterial em Belo Horizonte como o Mercado Central, a Praça da Liberdade e o Palácio da Liberdade.

  • Formação de Educadores

    A AKALA planeja e implementa cursos de formação voltados à equipes de educadores que atuam ou pretendem atuar na área cultural em espaços de educação formal e não formal.

    Nas imagens abaixo formação da equipe do Projeto Primeiros Passos da Associação Presbiteriana Antônio Cardoso de Menezes, com o tema Arte e Cultura na Infância, em 2012; de professores em edições do Programa Vamos ao Museu? e de educadores participantes da Oficina de Educação Patrimonial do Circuito Usiminas de Cultura, realizada pela Akala em Cubatão, SP e em Itatiaiuçu, MG. Em 2016 a oficina será realizada em Itaúna e Ipatinga, MG.

  • Produção de Exposições e Eventos

    A AKALA produz exposições e eventos culturais como shows, encontros, saraus, seminários, lançamento de livros, entre outros.

    Nas imagens abaixo:

    Mostra realizada ao término da edição Interpretar para Empreender 2015, com os resultados das oficinas de colagem e aquarela com estudantes da Escola Municipal Harold Jones, de Nova Lima, MG; exposição dos resultados das oficinas realizadas no âmbito da edição Natureza, Educação e Cultura do Programa Vamos ao Museu? em Pains, MG, 2013; exposição da edição Interpretar para Empreender 2013, realizada com fotografias da cidade produzidas pelos estudantes da Escola Estadual Augusto de Lima, na Galeria do Cineminha, Nova Lima, MG.

    Espetáculo de circo A Roda Viva, com o Palhaço Popó, na Festa da Família da empresa Fiat Finanças, Vale Verde, Betim, MG, 2010.

    Crédito das fotos: Exposições - Andréia De Bernardi; Espetáculo de Circo - W. Debarry